No ano de 2020, os docentes de nosso programa publicaram 76 artigos científicos, 1 artigo em revista de comunicação científica e 1 capítulo de livro. Abaixo, citamos algumas dessas produções:
SAFETY AND IMMUNOGENICITY OF THE TETRAVALENT, LIVE-ATTENUATED DENGUE VACCINE BUTANTAN-DV IN ADULTS IN BRAZIL: A TWO-STEP, DOUBLE-BLIND, RANDOMISED PLACEBO-CONTROLLED PHASE 2 TRIAL, Lancet Infectious Disease (fator de imapcto 24,446).
Esse trabalho avaliou a segurança e imunogenicidade da vacina tetravalente para Dengue produzida no Instituto Butantan. Os autores mostraram que a vacina é segura e capaz de induzir uma robusta produção de anticorpos contra os sorotipos do vírus da dengue.
IMMUNOPROTECTIVE ACTIVITY INDUCED BY LEPTOSPIRAL OUTER MEMBRANE PROTEINS IN HAMSTER MODEL OF ACUTE LEPTOSPIROSIS, Frontiers in Immunology (fator de impacto 6,429).
Nesse trabalho o grupo investigou o efeito imunoprotetivo de oito proteínas recombinantes da bactéria Leptospira. Dessas, duas (rLIC3259 e rLIC11711) mostraram-se protetivas. Os autores mostraram que essas proteínas estão envolvidas com a capacidade protetiva via fatores do sistema Complemento humano.
STRATEGIES USED BY SPIROCHETES TO EVADE THE HOST COMPLEMENT SYSTEM, FEBS Letter (fator de impacto: 3,057).
Esse é um trabalho de revisão, onde os autores discutem o papel do sistema complemento na erradicação da bactéria Leptospira e as estratégias adotadas pela Leptospira pra driblar esse sistema complemento em benefício próprio.
No ano de 2020, uma de nossas docentes gerou toda a documentação do Laboratório de Virologia do Instituto Butantan, visando a rastreabilidade das atividades. Além disso, gerenciou toda a certificação e calibração de equipamentos e instrumentos. Também preparou toda a documentação (POPs) para obtenção do certificado de biossegurança do laboratório.
EXTRACELLULAR VESICLES ISOLATED FROM MESENCHYMAL STROMAL CELLS MODULATE CD4+T LYMPHOCYTES TOWARD A REGULATORY PROFILE, Cells (fator de impacto: 4,366).
No contexto de indução da resposta imune adaptativa por diferentes microorganismos ou manutenção do estado de homeostasia dos indivíduos. Nesse trabalho foi demonstrada a capacidade das células estromais mesenquimais (MSC), via liberação de microvesículas, de modular a ativação e diferenciação de linfócitos T, os quais estão diretamente envolvidas na imunidade adaptativa e efetora. Além disso, os resultados apresentados sugerem o mecanismo envolvido no efeito modulador das células mesenquimais de induzir a diferenciação de células T reguladoras.
GENOMIC AND PHENOTYPIC CHARACTERIZATION OF ANTIMICROBIAL RESISTANCE IN CARBAPENEM-RESISTANT ACINETOBACTER BAUMANNII HYPERENDEMIC CLONES CC1, CC15, CC79, AND CC25, International Journal of antimicrobial agents (fator de impacto: 4,621).
Através do sequenciamento de 79 amostras de Acinetobacter baumannii (CRAB) recuperadas de 26 hospitais brasileiros, esse estudo traz informações para se entender a resistência dessas amostras a antimicrobióticos.
CLINICAL PROFILE OF CONFIRMED SCORPION STINGS IN A REFERRAL CENTER IN MANAUS, WESTERN BRAZILIAN AMAZON, Toxicon (fator de impacto: 2,201).
Esse trabalho descreveu os aspectos clínicos e epidemiológicos de 151 casos confirmados de picada por escorpião, que foram tratados em dois hospitais do Amazonas, entre 2014 e 2019. O trabalho sugere que os antivenenos disponíveis apresenta pouca efetividade quando usados em casos de envenenamentos de certos escorpiões.
DEVELOPMENT OF RECOMBINANT HUMAN GRANULOCYTE COLONY-STIMULATING FACTOR (NARTOGRASTIM) PRODUCTION PROCESS IN ESCHERICHIA COLI COMPATIBLE WITH INDUSTRIAL SCALE AND WITH NO ANTIBIOTICS IN THE CULTURE MEDIUM, Applied Microbiol and Biotechnology (fator de impacto: 3,913).
Esse trabalho apresenta um processo de purificação de nartograstim, uma variante da citocina “granulocyte colony-stimulating fator, com obtenção da mesma com alta pureza, integridade estrutural e atividade biológica.
IMPROVEMENTS ON THE QUANTITATIVE ANALYSIS OF TRYPANOSOMA CRUZI HISTONE POST TRANSLATIONAL MODIFICATIONS: STUDY OF CHANGES IN EPIGENETIC MARKS THROUGH THE PARASITE'S METACYCLOGENESIS AND LIFE CYCLE, Journal of Proteomics (fator de impacto: 3,509).
Esse trabalho analisou modificações pós-traducionais de histonas durante a diferenciação de Trypanosoma cruzi, agente etiológico da Doença de chagas. O grupo observou que o padrão de modificações altera-se durante esse processo e, descrevendo essas alterações, trouxe para discussão o papel de modificações de histonas e, portanto, da estrutura da cromatina, no ciclo de vida de T. cruzi.
IMMUNIZATION WITH PHTD TRUNCATED FRAGMENTS REDUCES NASOPHARYNGEAL COLONIZATION BY STREPTOCOCCUS PNEUMONIAE, Vaccine (fator de impacto: 3,143).
Nesse trabalho foi caracterizada a resposta imune em camundongo imunizado sistemicamente com regiões amino e carboxi-terminal da proteína D (PhtD) de Streptococcus penumoniae. A imunização protegeu contra a colonização pneumococcal, incluindo a porção N-terminal de PhtD como candidato a vacina.
REPLICATION ORIGIN LOCATION MIGHT CONTRIBUTE TO GENETIC VARIABILITY IN TRYPANOSOMA CRUZI, BMC genomics (fator de impacto: 3,594)
Esse trabalho identificou a localização das origens de replicação no genoma de Trypanosoma cruzi, agente etiológico da doença de chagas, verificando que as origens estão favorecendo uma potencial colisão entre as maquinarias de replicação e transcrição. Assim, o trabalho levanta a possibilidade da localização das origens estarem diretamente envolvidas com a variabilidade genética encontrada nesse organismo.
PREVALENCE OF ENTEROPATHOGENS AND VIRULENCE TRAITS IN BRAZILIAN CHILDREN WITH AND WITHOUT DIARRHEA, Frontiers in cellular and infection microbiology (fator de impacto: 4,300).
Esse trabalho caracterizou a presença das bactérias causadoras de diarreia, E. coli, Salmonella spp e Yersinia enterocolitica, em amostras de crianças com ou sem episódios de diarreia usando a metodologia de PCR quantitativa real-time (qPCR). Os dados mostraram que crianças assintomáticas de áreas urbanas brasileiras podem se reservatórios desses enteropatógenos.
METALLOPROTEINASES SUPPRESSION DRIVEN BY THE CURCUMIN ANALOG DM-1 MODULATES INVASION IN BRAF-RESISTANT MELANOMAS, anti-cancer agents in medicine chemistry (fator de impacto: 2,369).
Esse trabalho avaliou a estabilidade e efeito citotóxico de DM-1, um análogo de curcumina, em melanomas sensíveis e resistentes a uma mutação frequente em melanomas (BRAF V600E). Doses subtóxicas de DM-1 foram capazes de diminuir a expressão de metaloproteinases relacionadas a invasão tumoral. Assim, esse trabalho abre oportunidades de outros estudos para se estudar a combinação de drogas para o tratamento de melanomas.
PHARMACOLOGICAL INHIBITION OF LYSINE-SPECIFIC DEMETHYLASE 1 (LSD1) INDUCES GLOBAL TRANSCRIPTIONAL DEREGULATION AND ULTRASTRUCTURAL ALTERATIONS THAT IMPAIR VIABILITY IN SCHISTOSOMA MANSONI, Plos Neglected Tropical Disease (fator de impacto: 4,400).
Nesse estudo, o grupo estudou o efeito do inibidor sintético MC3935 na enzima de Schistosoma mansoni demetilase 1 específica de lysina (SmLSD1). O tratamento afetou a motilidade do parasita, o tegumento e estruturas celulares culminando com a morte dos vermes. Assim, os dados mostraram que a enzima SmLSD1 é um promissor alvo de drogas para o tratamento de esquistossomose.
LOWER COST ALTERNATIVES FOR MOLECULAR DIAGNOSIS OF COVID-19: CONVENTIONAL RT-PCR AND SYBR GREEN-BASED RT-QPCR, Brazilian Journal of Microbiology (fator de impacto: 2,428).
Nesse trabalho, os autores padronizaram métodos de diagnóstico molecular de baixo custo para identificação de SARS-CoV-2.
OPTIMIZATION AND SCALE-UP PRODUCTION OF ZIKA VIRUS -NS1 IN ESCHERICHIA COLI: APPLICATION OF RESPONSE SURFACE METHODOLOGY, AMB express (fator de impacto: 2,499).
Esse trabalho otimizou a expressão da região C-terminal do antígeno NS1 do vírus Zika solúvel a fim de usar esse antígeno em testes sorológicos para diferenciar infecção por ZIKA de outras infecções por flavivírus.
CORONAVÍRUS: LIÇÕES ANTI-NEGACIONISTAS E O FUTURO DO PLANETA, Scielo em Perspectiva.
Nesse trabalho os autores descrevem a pandemia pelo coronavírus, discutem a necessidade dos países aceitarem a grave situação e confiar na ciência e refletem sobre a necessidade de uma solidariedade global para a construção de um futuro melhor.
ANALYSIS OF THE VIRULENCE PROFILE AND PHENOTYPIC FEATURES OF TYPICAL AND ATYPICAL ENTEROAGGREGATIVE ESCHERICHIA COLI (EAEC) ISOLATED FROM DIARRHEAL PATIENTS IN BRAZIL, Frontiers in cellular and infection microbiology (fator de impacto: 4,300).
Esse trabalho apresenta uma extensiva caracterização de 220 isolados de bactérias E. coli enteroagregativas (EAEC) obtidas de pacientes com diarreias durante os anos de 2010 e 2016. Foi possível, dessa maneira, identificar os genes afp como potenciais marcadores para diagnóstico de EAEC.
GENOMIC PROPERTIES AND TEMPORAL ANALYSIS OF THE INTERACTION OF AN INVASIVE ESCHERICHIA ALBERTII WITH EPITHELIAL CELLS, Frontiers in cellular and infection microbiology (fator de impacto: 4,300).
Esse trabalho investigou a contribuição dos efetores do sistema de secreção tipo três (T3SS) no processo de invasão da cepa 1551-2 da bactéria Escherichia albertii, uma das causas mortalidade infantil, avaliando a expressão dos operons LEE em vários estágios da interação da bactéria com a células intestinais Caco-2. O estudo chama a atenção pata a importância de T3SS durante o processo de invasão e manutenção da bactéria no espaço intracelular.