Alexander Roberto Precioso
Médico formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Residência Médica em Pediatria-Instituto da Criança do Hospital das Clínicas -FMUSP (1994) e Doutorado em Medicina pelo departamento de Pediatria da FMUSP (1999). Diretor do Centro de Segurança Clínica (Farmacovigilância-Farmacoepidemiologia) e Gestão de Risco do Instituto Butantan (2020). Área de conhecimento: ensaios clínicos de Fase I a Fase IV, farmacovigilância, Boas Práticas Clínicas, Boas Práticas de Farmacovigilância, vacinologia, doenças infecciosas e farmacoepidemiologia.
Alexandre Paulo Yague Lopes
Mestrado (1993) e Doutorado (2001) pela Universidade Federal de São Paulo, com estágio no Ludwig-Maximilians-Universität, Munique, Alemanha. Atua nas áreas de expressão de proteínas recombinantes de importância biotecnológica e de caracterização química e funcional de proteínas plasmáticas e recombinantes.
Ana Lucia Tabet Oller do Nascimento
Mestrado pela University of Salford (1982), Inglaterra, e doutorado pela Universidade de São Paulo (1987). Fez estágio de pós-doutarado no Instituto de Pesquisa sobre o Câncer, Lausanne, Suiça e no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, genoma, genoma funcional e proteômica, atuando nos seguintes temas: Leptospira, leptospirose, proteínas recombinantes, patogênese molecular, interação patógeno-hospedeiro, e vacinas. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) (2006-2012). Atualmente cumpre novo mandato na CTNBio (2017-2019).Foi membro do Comitê de Assessoramento de Biotecnologia, CA-BI, do CNPq (2014-2017).
Angela Silva Barbosa
Mestrado (1994) e doutorado (1998) pela Universidade de São Paulo. Realizou parte da pesquisa de seu doutorado no Laboratoire de Biologie Cellulaire et Moléculaire do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) de Jouy en Josas, França, ao longo de 1995 e 1996. Possui experiência na área de Genética e Bioquímica.
Aryene Goes Trezena
Mestrado (1995) e doutorado (1999) pela Universidade de São Paulo. De 1999 até 2012 atuou na Seção de Vacinas Anaeróbicas, na Divisão de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, de 2007 a 2012 como chefe da Seção, trabalhando na produção de anatoxinas Tetânica e Botulínica, estudo de anticorpos contra Clostriduim tetani e Clostridium botulinum, estudo em toxinas, soros, vacinas e desenvolvimento de testes de anticorpos neutralizantes in vitro (TOBI-test). Atualmente atua no estudo de novos adjuvantes para utilização em vacinas Desde 2013 é presidente da Comissão Interna de Biossegurança, gerenciando todas as atividades que envolvem manipulação de organismos geneticamente modificados (OGM) no Instituto Butantan. Coordenou a elaboração do manual de biossegurança no Instituto Butantan para auxiliar na orientação, no treinamento e no cumprimento da regulamentação de OGM.
Carla Lilian De Agostini Utescher
Mestrado (2004) pela Universidade Estadual de São Paulo. De 1988 a 2013 atuou como responsável técnica, Chefe da Seção de Controle Microbiológico e Diretora Substituta do Serviço de Controle de Qualidade, adquirindo experiência profissional nas áreas de controle de qualidade biológico e microbiológico aplicados à produção de soros, vacinas e biofármacos. De 2013 a 2016, respondeu como Chefe de Seção Técnica - Seção de Raiva, participando da implantação dos conceitos de Boas Práticas de Fabricação. Atua no desenvolvimento de imunoreagentes e vacinas para doenças virais, assim como, no estabelecimento de metodologias analíticas de métodos alternativos para a substituição ao uso de animais. Membro da Comissão Interna de Biossegurança e presidente nomeada em 23/08/2018 da Comissão Interna de Biossegurança da Divisão de Desenvolvimento e Inovação, participando do gerenciamento das atividades que envolvem a manipulação de organismos geneticamente modificados (OGM) no Instituto Butantan.
Eliana Faquim De Lima Mauro
Mestrado (1995), doutorado (1999) e pós-doutorado (2002) pela Universidade de São Paulo (1999 e 2002). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia celular, citocinas, anafilaxia, imunossupressão e anticorpos.
Elisabeth Chrisitina Nunes Tenório
Mestrado (1994) pela Universidade de São Paulo. De 1989 até 1997 atuou como Chefe da Seção de Sarampo, na Divisão de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, de 1997 até data atual como Diretora do Serviço de Virologia da Divisão de Desenvolvimento Tecnológico e Produção. Tem experiência na área de Microbiologia/Imunologia, com ênfase em Vacinas, atuando principalmente nos seguintes temas: vacina hepatite B. vacina influenza, vacina da raiva, fermentação, purificação, controle de qualidade e garantia de qualidade. Desde 2009 é membro da Comissão Interna de Biossegurança, no gerenciamento das atividades que envolvem manipulação de organismos geneticamente modificados (OGM) no Instituto Butantan. De 2012 até 2017 foi Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento Profissional (PAP) no Instituto Butantan. De 1995 a 2011 e de 2017 até a presente data atua como membro do Conselho Tecnológico de Produção do Instituto Butantan. De 2012 até o presente é membro da Comissão de Ética de uso Animal do Instituto Butantan (CEUAIB) na avaliação do projetos de pesquisa, alimentação e testes de liberação de soros e vacinas na área de produção, utilizando animais vertebrados.
Enéas de Carvalho
Mestrado (2002) e doutorado (2008) pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Bioinformática, Biotecnologia, Microbiologia, Biologia Molecular e Genética.
Fan Hui Wen
Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas em 2002. Atualmente, é médica e gerente de produção do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan, onde coordena o núcleo que visa a produção, o aprimoramento e desenvolvimento de soros hiperimunes no Butantan.
Giovana Cappio Barazzone
Possui graduação em Bacharelado em química com atribuição tecnológica pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (2007). Trabalha no desenvolvimento de vacinas conjugadas, modificação química de moléculas com interesse biotecnológico e purificação de proteínas.
Julia Pinheiro Chagas da Cunha
Doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e pós-doutorado no Instituto Ludwig (2007-2010). Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular de parasitas e células de mamíferos, com amplo conhecimento na ‘rea de espctometria de massas.
Luciana Cezar de Cerqueira Leite
Doutorado pela Universidade de São Paulo (1988). É Diretora do Laboratório Especial de Desenvolvimento de Vacinas (antigo Centro de Biotecnologia) do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Biotecnologia Molecular, com ênfase no Desenvolvimento de Vacinas, atuando principalmente nos seguintes temas: vacinas de BCG recombinante, pertussis, pneumococo, tuberculose e schistosoma. É membro da CTNBio e do Academic Management Board do Curso Internacional de Vacinologia (LIVE-Leading International Vaccinology Education) do Erasmus/ União Européia.
Marco Antonio Zonta
Graduado em Biomedicina (1991). Concluiu a especialização em Patologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina em 1992 e Citopatologia pelo Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira (1994). Mestre em Análises Clínicas/Citopatologia pela Universidade Santo Amaro (2003). Doutor em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2012). Pós- Doutorado na Disciplina de Infectologia da Unifesp (2016). Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Brasil. Diretor Técnico do Laboratório de Biologia Molecular e do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento na Inside Diagnósticos, Pesquisa e Desenvolvimento S/A. Pesquisador colaborador da disciplina de infectologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Líder do grupo de pesquisa: "Papilomavírus humano e doenças sexualmente transmissíveis e Infecções Virais em múltiplos sítios corpóreos". Projetos de pesquisa e desenvolvimento relacionados a educação, educação em saúde, políticas públicas de saúde, neoplasias e medicina populacional. Pesquisador Colaborador do Mestrado Profissional em Biotecnologia na Escola Superior de Ensino do Instituto Butantan. Pesquisador associado da Euroimmun Academy (Alemanha). Membro da European Federation of Cytology Societies. Membro do Novacyt -Conseil Scientifique (Paris-France). Membro efetivo da Comissão de Residência Multiprofissional do ME. Avaliador de curso INEP.
Maria Carolina Quartim Barbosa Elias Sabbaga
Mestrado pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado (2001) e pós doutorado (2004) pela Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo . Atua na area de biologia celular e molecular. É coordenadora da área de Transferência de Tecnologia do Projeto CEPID - FAPESP.
Milene Silva Tino
Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1985), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1990) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1996), tendo sido a parte experimental da tese desenvolvida no Instituto Pasteur de Paris. Desde 1994 é Pesquisadora Científica do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Imunologia e Microbiologia, com ênfase em Mecanismo de Resistência a Infecções e Vacinas.
Roxane Maria Fontes Piazza
Mestre (1990) e Doutora (1998) pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Microbiologia, com ênfase em patogenecidade e diagnóstico bacteriano, tendo como linha principal a produção de anticorpos policlonais, monoclonais, recombinantes e desenvolvimento de métodos imunossorológicos para diagnósticos de patógenos emergentes.
Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni
Mestre (2000), Doutora (2004) e pós-doutora (2010) pela Universidade de São Paulo. Atua na área de imunometabolismo energético, com ênfase em macrófagos e potencial ação sobre eventos inflamatórios associados à progressão tumoral em modelo de matriz extracelular 3D e sistema in vitro biomimético.
Sergio Verjovski de Almeida
Mestre (1976) e doutor (1979) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da academia Brasileira de Ciência. Atua na área de Bioquímica com ênfase em Biologia Molecular.
Viviane Fongaro Botosso
Mestre (1997) e doutora (2002) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Center of Disease Control and Prevention, EUA (2012). Atua na área de Microbiologia com ênfase em Virologia trabalhando em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e produção de vacinas virais, bem como técnicas de diagnóstico laboratorial das viroses. Coordenou a elaboração do manual de biossegurança no Instituto Butantan para auxiliar na orientação, no treinamento e no cumprimento da regulamentação de OGM.
Viviane Maimoni Gonçalves
Mestre (1997) e doutora (2002) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado (2005) no Instituto Pasteur, França. Atua na área de Biotecnologia com ênfase em desenvolvimento de Bioprocessos para produção industrial de biomoléculas como antígenos virais e proteínas terapêuticas humanas.
Wagner Quintilio
Mestre (1999) e doutor (2005) pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Bioquímica com ênfase em proteínas e em imunologia aplicada. Atua na area de adjuvantes para vacinas, testes in vitro para controle de qualidade de imunobiológicos e anticorpos monoclonais.
Waldir Pereira Elias Junior
Mestre (1992) e doutor (1999) pela Universidade Federal de São Paulo com estágio realizado no Center for Vaccine Development EUA (1995-1998). Pós-doutorado (2001) no Instituto Butantan. Atua na área de Bacteriologia Médica com ênfase em fatores de virulência e mecanismos de patogenicidade de E.coli intestinais e extraintestinais.