Docentes permanentes

Alessandra Soares Schanosski

Mestre pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Doutora pela Universidad Autónoma de Madrid, Espanha (2009). Atua principalmente nos seguintes temas: vacinologia, imunologia viral (influenza e arbovírus) e modelos de coinfecção, com experiência em biologia celular, molecular e técnicas imunológicas.

Alexandre Paulo Yague Lopes

Mestrado (1993) e Doutorado (2001) pela Universidade Federal de São Paulo, com estágio no Ludwig-Maximilians-Universität, Munique, Alemanha. Atua nas áreas de expressão de proteínas recombinantes de importância biotecnológica e de caracterização química e funcional de proteínas plasmáticas e recombinantes.

Ana Lucia Tabet Oller do Nascimento

Mestrado pela University of Salford (1982), Inglaterra, e doutorado pela Universidade de São Paulo (1987). Fez estágio de pós-doutarado no Instituto de Pesquisa sobre o Câncer, Lausanne, Suiça e no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, genoma, genoma funcional e proteômica, atuando nos seguintes temas: Leptospira, leptospirose, proteínas recombinantes, patogênese molecular, interação patógeno-hospedeiro, e vacinas. Foi membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) (2006-2012). Atualmente cumpre novo mandato na CTNBio (2017-2019).Foi membro do Comitê de Assessoramento de Biotecnologia, CA-BI, do CNPq (2014-2017).


Angela Silva Barbosa

Mestrado (1994) e doutorado (1998) pela Universidade de São Paulo. Realizou parte da pesquisa de seu doutorado no Laboratoire de Biologie Cellulaire et Moléculaire do Institut National de la Recherche Agronomique (INRA) de Jouy en Josas, França, ao longo de 1995 e 1996. Possui experiência na área de Genética e Bioquímica.

 
Aryene Goes Trezena

Mestrado (1995) e doutorado (1999) pela Universidade de São Paulo. De 1999 até 2012 atuou na Seção de Vacinas Anaeróbicas, na Divisão de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, de 2007 a 2012 como chefe da Seção, trabalhando na produção de anatoxinas Tetânica e Botulínica, estudo de anticorpos contra Clostriduim tetani e Clostridium botulinum, estudo em toxinas, soros, vacinas e desenvolvimento de testes de anticorpos neutralizantes in vitro (TOBI-test). Atualmente atua no estudo de novos adjuvantes para utilização em vacinas Desde 2013 é presidente da Comissão Interna de Biossegurança, gerenciando todas as atividades que envolvem manipulação de organismos geneticamente modificados (OGM) no Instituto Butantan. Coordenou a elaboração do manual de biossegurança no Instituto Butantan para auxiliar na orientação, no treinamento e no cumprimento da regulamentação de OGM.

 Carla Lilian De Agostini Utescher

Mestrado (2004) pela Universidade Estadual de São Paulo. De 1988 a 2013 atuou como responsável técnica, Chefe da Seção de Controle Microbiológico e Diretora Substituta do Serviço de Controle de Qualidade, adquirindo experiência profissional nas áreas de controle de qualidade biológico e microbiológico aplicados à produção de soros, vacinas e biofármacos. De 2013 a 2016, respondeu como Chefe de Seção Técnica - Seção de Raiva, participando da implantação dos conceitos de Boas Práticas de Fabricação. Atua no desenvolvimento de imunoreagentes e vacinas para doenças virais, assim como, no estabelecimento de metodologias analíticas de métodos alternativos para a substituição ao uso de animais. Membro da Comissão Interna de Biossegurança e presidente nomeada em 23/08/2018 da Comissão Interna de Biossegurança da Divisão de Desenvolvimento e Inovação, participando do gerenciamento das atividades que envolvem a manipulação de organismos geneticamente modificados (OGM) no Instituto Butantan.

 
Eliana Faquim De Lima Mauro

Mestrado (1995), doutorado (1999) e pós-doutorado (2002) pela Universidade de São Paulo (1999 e 2002). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia celular, citocinas, anafilaxia, imunossupressão e anticorpos.

 
Elisabeth Chrisitina Nunes Tenório

Mestrado (1994) pela Universidade de São Paulo. De 1989 até 1997 atuou como Chefe da Seção de Sarampo, na Divisão de Desenvolvimento Tecnológico e Produção, de 1997 até data atual como Diretora do Serviço de Virologia da Divisão de Desenvolvimento Tecnológico e Produção. Tem experiência na área de Microbiologia/Imunologia, com ênfase em Vacinas, atuando principalmente nos seguintes temas: vacina hepatite B. vacina influenza, vacina da raiva, fermentação, purificação, controle de qualidade e garantia de qualidade. Desde 2009 é membro da Comissão Interna de Biossegurança, no gerenciamento das atividades que envolvem manipulação de organismos geneticamente modificados (OGM) no Instituto Butantan. De 2012 até 2017 foi Coordenadora do Programa de Aperfeiçoamento Profissional (PAP) no Instituto Butantan. De 1995 a 2011 e de 2017 até a presente data atua como membro do Conselho Tecnológico de Produção do Instituto Butantan. De 2012 até o presente é membro da Comissão de Ética de uso Animal do Instituto Butantan (CEUAIB) na avaliação do projetos de pesquisa, alimentação e testes de liberação de soros e vacinas na área de produção, utilizando animais vertebrados.

 
Enéas de Carvalho

Mestrado (2002) e doutorado (2008) pela Universidade de São Paulo (2008). Tem experiência na área de Bioinformática, Biotecnologia, Microbiologia, Biologia Molecular e Genética.

 
Giovana Cappio Barazzone

Possui graduação em Bacharelado em química com atribuição tecnológica pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (2007). Trabalha no desenvolvimento de vacinas conjugadas, modificação química de moléculas com interesse biotecnológico e purificação de proteínas.

 
Julia Pinheiro Chagas da Cunha

Doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2007) e pós-doutorado no Instituto Ludwig (2007-2010). Tem experiência na área de Bioquímica e Biologia Molecular de parasitas e células de mamíferos, com amplo conhecimento na ‘rea de espctometria de massas.

 
Luciana Cezar de Cerqueira Leite

Doutorado pela Universidade de São Paulo (1988). É Diretora do Laboratório Especial de Desenvolvimento de Vacinas (antigo Centro de Biotecnologia) do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Biotecnologia Molecular, com ênfase no Desenvolvimento de Vacinas, atuando principalmente nos seguintes temas: vacinas de BCG recombinante, pertussis, pneumococo, tuberculose e schistosoma. É membro da CTNBio e do Academic Management Board do Curso Internacional de Vacinologia (LIVE-Leading International Vaccinology Education) do Erasmus/ União Européia.

 
Maria Carolina Quartim Barbosa Elias Sabbaga

Mestrado pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado (2001) e pós doutorado (2004) pela Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo . Atua na area de biologia celular e molecular. É coordenadora da área de Transferência de Tecnologia do Projeto CEPID - FAPESP.


Roxane Maria Fontes Piazza

Mestre (1990) e Doutora (1998) pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Microbiologia, com ênfase em patogenecidade e diagnóstico bacteriano, tendo como linha principal a produção de anticorpos policlonais, monoclonais, recombinantes e desenvolvimento de métodos imunossorológicos para diagnósticos de patógenos emergentes.

 
Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni

Mestre (2000), Doutora (2004) e pós-doutora (2010) pela Universidade de São Paulo. Atua na área de imunometabolismo energético, com ênfase em macrófagos e potencial ação sobre eventos inflamatórios associados à progressão tumoral em modelo de matriz extracelular 3D e sistema in vitro biomimético.

 
Sergio Verjovski de Almeida

Mestre (1976) e doutor (1979) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da academia Brasileira de Ciência. Atua na área de Bioquímica com ênfase em Biologia Molecular.

 
Viviane Fongaro Botosso

Mestre (1997) e doutora (2002) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado no Center of Disease Control and Prevention, EUA (2012). Atua na área de Microbiologia com ênfase em Virologia trabalhando em pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e produção de vacinas virais, bem como técnicas de diagnóstico laboratorial das viroses. Coordenou a elaboração do manual de biossegurança no Instituto Butantan para auxiliar na orientação, no treinamento e no cumprimento da regulamentação de OGM.

 
Viviane Maimoni Gonçalves

Mestre (1997) e doutora (2002) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado (2005) no Instituto Pasteur, França. Atua na área de Biotecnologia com ênfase em desenvolvimento de Bioprocessos para produção industrial de biomoléculas como antígenos virais e proteínas terapêuticas humanas.

 
Wagner Quintilio

Mestre (1999) e doutor (2005) pela Universidade de São Paulo. Atua na área de Bioquímica com ênfase em proteínas e em imunologia aplicada. Atua  na area de adjuvantes para vacinas, testes in vitro para controle de qualidade de imunobiológicos e anticorpos monoclonais.

 
Waldely de Oliveira Dias

Mestre e doutora pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado no Institut Pasteur e Laboratoire de Biotechnologies, Paris e Food and Drug Administration, EUA. Atua na área de Biotecnologia, com ênfase em novas vacinas pertussis, pneumocócica celular, adjuvantes em vacina tríplice bacteriana e desenvolvimento de diagnóstico de pneumococos.

Waldir Pereira Elias Junior

Mestre (1992) e doutor (1999) pela Universidade Federal de São Paulo com estágio realizado no Center for Vaccine Development EUA (1995-1998). Pós-doutorado (2001) no Instituto Butantan. Atua na área de Bacteriologia Médica com ênfase em fatores de virulência e mecanismos de patogenicidade de E.coli intestinais e extraintestinais.