Disciplinas Eletivas

Produção e Controle de Qualidade

Disciplina eletiva – 02 créditos

O curso visa abordar os elementos teóricos ligados à produção, regulatório e ao controle de qualidade de produtos biológicos (soros, vacinas e biofarmacos). Boas praticas de fabricação, Noções de Biosseguranca, Processos Produtivos e Estratégias de Controle de Qualidade e Garantia da Qualidade estão entre os tópicos a serem abordados com aulas teóricas, apresentações praticas, palestras e seminários.

 
Abordagens proteômicas para investigação de microorganismos

Disciplina eletiva – 03 créditos

A espectrometria de massas é uma técnica importante na biotecnologia, pois permite (i) quantificação precisa de produtos protéicos e análises de modificações pós-traducionais, por exemplo. O objetivo deste curso é introduzir aos alunos conceitos fundamentais em análise de proteínas baseada em espectrometria de massas. Neste curso os alunos aprenderão, de maneira geral, sobre o funcionamento de um espectrômetro de massas, como utilizá-lo como ferramenta para análise protéica, princípios básicos de interpretação de espectro de massas, sobre análises quantitativas além de ter contato com algoritmos de análise proteômica em larga escala.

 
Dicroísmo circular para avaliação de estrutura de moleculas

Disciplina eletiva – 01 créditos

O Dicroísmo Circular (CD) é uma técnica que permite, de maneira rápida e simples, inferir a composição da estrutura secundária de proteínas. A técnica é uma aliada importante para o desenvolvimento de proteínas de interesse biotecnológico, biomédico ou industrial, pois permite avaliar se uma proteína está corretamente estruturada. O estudo por CD também permite avaliar a estabilidade estrutural de um proteína frente à variação térmica ou química, de maneira que se possa prever o quanto essa proteína é sensível a estas possíveis variações, ajudando a definir sua faixa de condição ótima de ação e sua faixa de segurança para uso e armazenamento. O uso do CD também pode ser útil na avaliação de variantes/mutantes que se possa criar de uma proteína, permitindo a escolha daquela com maior conservação de estrutura e maior estabilidade estrutural, por exemplo.

O CD também pode ser aplicado para acompanhar a produção e purificação de proteínas, pois a formação de material precipitado durante esses processos pode ser indiretamente detectada pela técnica de CD, o que permitiria o controle da presença de indesejadas ocorrências de precipitação.


Citometria de fluxo

Disciplina eletiva – 03 créditos

A citometria de fluxo é uma metodologia usada para analisar diversos parâmetros celulares ou partículas, ambos em suspensão. Esta tecnologia é amplamente usada em laboratórios de pesquisa e clínicos e pode ser aplicada ao diagnostico no monitoramento de doenças autoimunes, imunodeficiências, neoplasias hematológicas e infecções.  

 
Inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia

Disciplina eletiva – 03 créditos

O objetivo do curso é apresentar ao aluno noções dos mecanismos de proteção das criações intelectuais, focando no arcabouço legal brasileiro e a interface entre institutos/universidades e o setor privado, por meio da efetivação de contratos de transferência de tecnologia.